terça-feira, 31 de maio de 2011

Reconhecendo as Oportunidades

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
            Às vezes acontecem momentos em nossa vida que parecem que não é obra do acaso, mas sim momentos planejados pelo próprio Deus. Momentos pelos quais o Senhor prepara tudo para que o nome Dele seja propagado e engrandecido!
            No capítulo 3 de Atos dos Apóstolos vemos que todo o dia na porta do templo acampava um homem coxo de nascença. Todos os dias ele estava no mesmo local pedindo esmolas. Quando paramos para refletir podemos deduzir que durante todos estes anos, milhares de homens devem ter passado diante dele, certamente alguns devem ter dado esmolas outros não, uns poderiam ter sentido pena ou não, outros talvez, tentaram expulsa-lo de lá, mas todos os dias fielmente ele estava lá a pedir esmola.
            Num dia aparentemente normal Pedro e João estavam indo ao templo para orar ao Senhor, e diz a bíblia que vendo o coxo os apóstolos, pediu-lhes esmola. E olhando fixamente para o mendigo dotado de fé e poder Pedro disse uma das frases mais famosas de sua história: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda (At 3.6). Nesse momento acontece o milagre que o coxo tanto sonhava: E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus (At 3.8) Aleluia! Poderia ter sido um dia comum, mas Pedro enxergou uma oportunidade de manifestar o poder de Deus.
            Temos que ser sensíveis a discernir quando uma oportunidade de falar de Jesus está a nossa frente. Recebo testemunhos todos os dias de jovens que usaram a oportunidade que tiveram para falar de Jesus. Glória a Deus por esses sábios irmãos.
            Nesses dias atrás minha turma de faculdade recebeu um convite de se apresentar num evento de Saúde Mental em Jequitinhonha, a ideia inicial era de fazer um teatro, e logo subiu em meu coração de fazer um coral no fim da apresentação, vi uma oportunidade de falar de Jesus num evento totalmente secular. Não tivemos tempo para elaborar uma peça, e acabou ficando só o coral como apresentação. Chegando ao evento, o espaço estava lotado de civis, autoridades da cidade (prefeito, secretário de saúde e outros) a equipe organizadora e principalmente os usuários de saúde mental.
            Quando chegou ao momento da nossa apresentação, peguei o microfone e comecei a falar de Deus àquela multidão,   disse o quanto Ele é digno de ser engrandecido naquele momento e que tudo que temos e somos vem do Senhor, parabenizei a equipe encorajando-os a prosseguir no trabalho tão maravilhoso que eles realizam, e pra mim o ápice da ministração, dirigi a palavra aos que sofrem transtornos mentais (Depressão, Esquizofrenia, Retardo), pessoas que geralmente são excluídas e desprezadas pela sociedade,  falei do amor de Deus a elas, dizendo que o Senhor nunca os abandonou, que em todos os momentos da vida deles o Senhor estava presente, e que eles são um milagre de Deus!
            Por fim, começamos cantar “Faz Um Milagre em Mim”. A voz da multidão se fundiu com a voz do coral, e cantamos todos juntos com as mãos erguidas aos céus. Foi lindo ver todos orando e adorando ao Senhor naquele evento que aparentemente seria um evento comum, secularmente falando.
            Temos que reconhecer as oportunidades que o próprio Deus coloca à nossa frente, para que o amor Dele seja manifesto através de nós! Seja sensível a voz do Espírito Santo, procure discernir o que, quando e como o Senhor quer falar.
            Seja um canal de Deus aos necessitados, seja boca do Senhor onde Ele te colocar, manifeste o Fruto do Espírito onde você estiver.
Mileno Mendes Gusmão.


3 comentários:

  1. (já pisou na Judéia, heim?!)

    Que as oportunidades da nossa Jerusalém nos capacite cada dia mais para servir nos "confins da terra". O cumprimento da profecia de Atos 1:8 começa em casa!
    Somente disponha-te verdadeiramente a ser usado, e o próprio Deus alargará as tuas fronteiras!!!

    ResponderExcluir
  2. Eis-me aq SENHOR , pronto para ser usado da maneira que o agrada .

    ResponderExcluir
  3. vou ter uma segunda oportunidade de estar levando mais uma vez o amor do Senhor Jesus as pessoas que estudam na mesma escola que Eu. Fui chamado pra tocar uma musica, e juntamente comigo estará um colega meu ao qual também serve a Deus. E queremos dar o nosso melhor lá, porque cantaremos e tocaremos não para Homens, mas sim para Deus.

    ResponderExcluir