sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nos Bastidores da Liderança

            A liderança é algo almejado por muitos, todos nós queremos crescer, nos destacar, estarmos à frente, não há nenhum problema em desejar isso. A grande questão é se estamos dispostos a enfrentar todas as adversidades e dificuldades que vamos encontrar a frente, se estamos dispostos a deixar o Oleiro moldar nosso caráter para assumir tal papel (Je 18).
            Quando fui convidado a ser o líder da rede jovem, veio sobre mim um temor muito grande, pois estávamos passando por momentos difíceis e de grande desânimo entre os jovens, e junto a tudo isso me sobreveio uma metralhadora de dúvidas: Será que é vontade de Deus? Será que sou capaz? Será que me aceitarão? Será? E será? Não tive resposta para tudo, algumas descobri no caminho e outras ainda não foram respondidas. Mas, maiores que as dúvidas que borbulhavam em minha mente eram o amor e o desejo por mudança que brotavam em meu coração. Então, sem considerar muito os problemas e o árduo trabalho que estava à minha espera, olhando pro meu coração pude ver o agir de Deus me impulsionar a dizer sim. De lá pra cá, lutei, batalhei, acertei, errei, aprendi, enfrentei situações desesperadoras, pensei em desistir, me levantei, prossegui e cresci... E continuo sujeito a passar por tudo isso ainda. Louvo a Deus pelos irmãos e parceiros que Ele levantou para se integrar a esse ministério (Êx. 17).  
            A vida de um líder de jovens não é fácil, além do árduo trabalho em organizar cultos, promover eventos, ele tem o papel fundamental de aconselhar, exortar, abraçar a todos, amar, cuidar, ser espelho, sempre buscando o melhor para os seus, isso sem falar nas responsabilidades pessoais como sacrifício de oração, jejum e busca por mais de Deus. Não é fácil coordenar, aconselhar, exortar, ser exemplo, amar e abraçar a todos. Mas uma vez dito sim ao Senhor, o líder tem que assumir o seu papel.  Felizmente por amor a Jesus (I Pe 2.20), o líder tem que saber lhe dar com conflitos, discordâncias, injustiças e até mesmo calúnias, o que torna sua tarefa mais difícil.
            A palavra de Deus diz em Tiago 3:1 “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.” Se você deseja ser um grande líder, lembre-se que é necessário deixar Deus te moldar e instruir e estar disposto a cobrar e ser cobrado; ser líder é guerrear contra o agir do inimigo que se levanta contra sua vida e a do seu grupo, visando sempre o crescimento espiritual e ministerial de cada um.
 Levanta-te e permita que o Senhor te faça um líder com excelência. Ser um grande líder não está ligado à quantidade de pessoas em que lidera e nem nos grandes eventos que organiza, mas sim, servir aos liderados em amor.
 Mileno Mendes Gusmão

4 comentários:

  1. Amém, Um líder tem que ter o caráter moldado por Deus para que seja exemplo para seus liderados.

    ResponderExcluir
  2. BEM SEI DA SUA LUTA ,E SEI O QUE TENS PASSADO, MAS JESUS É CONTIGO. AVANTE, DEUS TE UNGIU PARA ISSO, QUE O SENHOR JESUS TE ABENÇOE PODEROSAMENTE.

    ResponderExcluir
  3. Que DEUS lhe der sabedoria, inteligência para continuar crescendo cada vez mais na presença DELE. Sirva a ELE com toda sua força, porque a nossa recompensa vêm de DEUS e não dos homens.
    Giulianno Moreira Gusmão.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus venha nos quebrantar e nos moldar como desejas , para q possamos ser grandes lideres .

    #Eucreio

    ResponderExcluir