sexta-feira, 29 de julho de 2011

CULTO RACIONAL

Rm. 12:2
*Metanóia:(do grego) "Mudança de mentalidade."
"...Para que não sejamos mais crianças, inconstantes, levados em volta por todo movimento de doutrinas, pelo dolo dos homens, pela astúcia do artifício do erro. Sendo verdadeiros em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo [...]" (Ef. 4:14-15)
          É interessante ver o cuidado de Deus por nós através de versículos como este.
         As advertências divinas contra as influências contrárias à pureza do evangelho são tão dignas de atenção quanto as doces declarações de amor de Deus pelos seus Filhos.
         Cinte de que ondas doutrinárias (dentro das igrejas) poderiam perverter e desviar o foco daquilo que Ele veio nos ensinar, o Senhor nos alerta para a criação de caminhos estranhos no nosso meio e nos faz rever a cada dia a nossa caminhada cristã.
         A religiosidade por meio de ritos, dogmas e muitas outras criações e invenções humanas tem invadido o espaço de Jesus dentro de muitas vidas.
        Analisando a vida dos discípulos, o que se percebe em seus comportamentos, é que eles se comprometeram a fazer somente o que Jesus ordenou.
         Eles não se ateram a ter uma vida de busca de 'fogo' e revelações, não se impressionavam com excessos de barulhos e manifestações espirituais, mas faziam tudo moderadamente, considerando que uma boa conciência em Cristo no modo de pensar e de agir através da Comunhão com Deus e da obediência à sua Palavra, eram tão significativos quanto a manifestação de Deus por meio deles. Assim, eles seguiam em temor, evangelizando e tendo suas vidas usadas e transformadas pelo poder do nosso Senhor.
         Em Gálatas 1 vers. 6 e 7, o apóstolo Paulo exorta os irmãos quanto à rapidez do desvio de suas mentes ao seguirem um evangelho diferente daquele que ele, pela graça de Deus, os havia ensinado. Um 'evangelho' distorcido surgira no meio deles, persuadindo muitos a vivê-lo.
        Isso pode não ser somente um evento nos dias de Paulo, mas é realidade nos nossos dias. O que devemos fazer é tomar cuidado, vigiar,  para que não venhamos a nos inclinar na busca de fatores elementares, criados ou que apenas complementam a vida cristã, como a corrida desenfreada pelas manifestações espirituais por exemplo. Em tudo tem que haver uma moderação, uma sabedoria.
       A Palavra diz em Rm. 12:1 que o culto racional, ou seja, o bom entendimento das coisas que fazemos, tantos as naturais quanto as espirituais, são a base da nossa santificação e sacrifício a Deus.
       Interferências negativas em nosso procedimento como a religiosidade e o emocionalismo, só nos impediriam de alcançar a Presença e o caráter de Cristo.
      Até mesmo quando tratava a cerca dos dons espirituais, Paulo alertava para a eficácia do bom entendimento do que se fazia entre os crentes, procurando de toda forma ensiná-los que o proveito de tudo que se faz deve resultar na edificação do bom procedimento de todos. "Mas na igreja prefiro falar cinco palavras com meu entendimento, do que dez mil em outras línguas, para assim poder ensinar a muitos." (I Co. 14:19)
      Diante disso, o que nos aconselha Deus por meio da Bíblia, é andarmos vigilantes nos nossos próprios passos e no que nos rodeia, pois até mesmo Satanás pode se disfarçar num anjo de luz. Não permitamos que ventos e doutrinas nos prive da graça e da pura verdade contida no Evangelho de Jesus Cristo. Sigamos Seus passos, pois há um só Mestre!
                    "Vós, porém, não sereis chamados Mestre, porque um só é vosso Mestre, e vós todos são irmãos.... Nem, sereis chamados guias, pois um só é o vosso guia, Cristo." ( Mt. 23:8 e 10)

A paz a todos!

Tônia Balieiro

6 comentários:

  1. Não precisamos ver Deus fazendo a terra tremer para perceber que Ele esta entre nos, bem mais do que barulho e fortes manifestações espirituais é sentir a doce e suave brisa do Espirio Santo em nossas vidas.
    Devemos crescer em todas as areas igualmente!

    ResponderExcluir
  2. Este post tem a ver com um post do mês de Maio ---> Fruto da Salvação! Releiam!!!

    ResponderExcluir
  3. Interessante!
    Temos que ficar vigilantes,por que surgem tantas doutrinas,tantos caminhos paralelo.
    Devemos seguir à Cristo Jesus!
    Devemos ser como os Discípulos, que fazia o que Jesus ordenara!

    ResponderExcluir
  4. Geração Forte, Geração Metanóia! Uhuuuu

    ResponderExcluir
  5. HSUAHSUAHSU
    Geração Forte, Geração Metanóia! Uhuuuu²

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes, dentro da Casa de Deus, aparece muitas pessoas, afirmando ser usada por Deus, por manifestação do espirito. e as vezes essas pessoas estão ali disfarçadamente, pq ate o próprio satanás se disfarça de Anjo de Luz. As vezes dizer um '' Jesus te Ama '' vale mais do que 1000 palavras em linguas estranhas .

    ResponderExcluir