quarta-feira, 7 de março de 2012

Obra de Deus ou do acaso?

Os filisteus pegaram a Arca do Senhor durante uma batalha e exibiram em seu templo. No entanto, por duas vezes a imagem do deus que eles adoravam, Dagon, caiu diante da Arca. Em seguida, o povo foi afligido com tumores e ratos.
Por isso, os líderes dos filisteus resolverm fazer uma experiência. Eles construíram uma carroça nova, colocaram a Arca dentro dela e a puxaram com duas vacas que haviam acabado de dar cria. Eles prenderam os bezerros e, em seguida, soltaram as vacas, seguindo o seguinte raciocínio: “Se ela for para o próprio território, na direção de Bete-Semes, então foi o Senhor quem trouxe essa grande desgraça sobre nós. Mas, se ela não for então saberemos que não foi a sua mão que nos atingiu e que isso aconteceu conosco por acaso.”
Era bem simples: se Deus não é soberano, ele não é Deus.
Agindo contra o instinto de voltar para cuidar dos bezerros, aquelas vacas seguiram em direção a Israel sem se desviar, aproximando-se de Bete-Semes e continuando em linha reta até chegar ao campo de Josué. Elas cumpriram sua missão, entregando o trono de Deus a Israel.
Alguns de nós, precisamos que uma tonelada de tijolos caia sobre nossas cabeças para podermos perceber como alguma coisa que estamos fazendo desagrada o Senhor. No entanto, chuva de tijolos não é o método favorito de Deus para fazer as coisas. Ele costuma começar com lembretes educados, e só depois passa para métodos mais radicais para chamar a nossa atenção.
Quando os filisteus, tomaram a Arca do Senhor (I Sm 5.1-2), o Senhor lhes deu um aviso sutil para que a devolvessem, fazendo com que o ídolo Dagon caísse diante da Arca. Como os filisteus não entenderam a mensagem, Deus fez a estátua cair de novo.
 Dessa vez, porém, “sua cabeça e mãos tinha sido quebradas e estavam sobre a soleira” (1Sm 5.4). Mesmo assim, os filisteus não compreenderam o que Deus estava lhes mostrando. Por isso, o Senhor tomou medidas mais drásticas, que incluíam pragas e moete (! Sm 5.6-12) Como os egípcios na época de Moisés, os filisteus precisavam de prova definitiva da soberania de Deus para se render à realidade. De que precisamos para colocar a nossa arca da aliança novamente sob o controle de Deus? #Meditemos!
R. C. Sproul

Nenhum comentário:

Postar um comentário